Zap Móveis

Descubra a história do bairro Floresta, em Belo Horizonte

Avenida Assis Chateaubriand, Belo Horizonte,
Spread the love

Se você mora ou procura imóveis no bairro Floresta, vale a pena conhecer a história do local que nasceu para abrigar operários que trabalharam na construção de Belo Horizonte. Ele está localizado na região leste da cidade. No início, as casas eram simples e construídas próximas à Avenida do Contorno; após o término das obras, casarões tomaram conta da região.

O nome do bairro não tem uma origem certa, mas há três hipóteses. A primeira faz referência ao famoso hotel Floresta de 1897, a segunda também se refere a um estabelecimento comercial (um boteco muito conhecido na época, o qual o dono era um espanhol chamado Floresta) e a terceira possibilidade é do local ter abrigado uma grande mata.

Avenida Assis Chateaubriand, Belo Horizonte,

Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, em BH (Foto: Divulgação)

O local de ruas estreitas foi o primeiro a receber a primeira bomboniere de Belo Horizonte, a Fábrica de Balas Lalka, fundada em 1925 por Stanislau Genon Grochowisk, e que até hoje está localizada no bairro. O Floresta também é conhecido pela intensa atividade varejista, fica próximo ao Centro, mas ainda assim tem o jeito de cidade do interior, pela tranquilidade.

Atualmente, conta com uma variada rede de bancos e estabelecimentos comerciais, como o Shopping Floresta, os enxovais da Casa Pérola, as tortas e doces da Confeitaria Momo. O bairro também atrai pelas manifestações culturais, como as que acontecem no Teatro Alterosa, na Praça Comendador Negrão de Lima e, na sede do Giramundo, que abriga uma escola de teatro de bonecos e um museu, responsáveis pelo maior acervo de marionetes do Brasil.

 

Descubra a história do bairro Floresta, em Belo Horizonte

Fique por dentro da história do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte

Confira a história do bairro Funcionários, em Belo Horizonte

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas