Zap Móveis

Veja quais são as 4 melhores escolas particulares do Rio de Janeiro

melhores escolas particulares do rio de janeiro
Spread the love

Se você se mudou para a Cidade Maravilhosa e procura uma boa instituição de ensino para matricular seus filhos, saiba que o ZAP Imóveis preparou uma lista com as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro. Afinal, isso é uma das primeiras preocupações dos pais ao começar uma vida nova em outro município.

Geralmente, os pais buscam instituições que ofereçam uma ótima qualidade de ensino junto a atividades que enriqueçam o aprendizado dos alunos. Por isso, confira a lista que fizemos com as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro segundo a nota no Enem e veja qual delas é a mais indicada para sua família.

Como escolher a melhor escola?

melhores escolas particulares do rio de janeiro

É sempre bom marcar uma visita para conhecer a infraestrutura da escola, inclusive o sistema educacional, o método pedagógico e as aulas extracurriculares. Também vale levar os filhos para lá e ver se a criança ou o adolescente vai se sentir à vontade. 

Algumas destas escolas particulares do Rio de Janeiro têm um currículo bilíngue, geralmente em inglês, e aulas ministradas quase totalmente neste idioma. Aproveite para perguntar aos responsáveis pela instituição sobre a grade curricular, o horário de funcionamento e a proposta pedagógica.

Outro detalhe importante, ao escolher o bairro onde morar, é a distância da casa até o colégio. Se houver proximidade, é possível ir a pé. Já se a distância for maior, é necessário prever o tempo e determinar o meio de transporte do deslocamento entre casa e escola. A seguir, veja algumas opções de instituições.

Colégio de São Bento

O Colégio de São Bento fica no centro da capital fluminense, pertence à ordem beneditina da Igreja Católica e admite apenas alunos do sexo masculino. Ele tem aulas que vão do ensino fundamental ao médio, em período integral, das 7h30 às 16h30.

Além das disciplinas que fazem parte da base curricular, essa instituição oferece aulas de música, esportes, artes visuais, educação ambiental, laboratórios de química, física e biologia, além de uma cybersala, com computadores em que os estudantes adquirem habilidades dos tempos de hoje.

Colégio Pensi

O Colégio Pensi tem várias unidades na capital e nas cidades da Região Serrana e da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O método do Pensi oferece um aprendizado mais individualizado, que analisa os pontos fortes e fracos dos alunos para eles aproveitarem melhor o período que passam na escola.

Como uma das melhores escolas particulares do Rio de Janeiro, o Pensi atende do ensino infantil ao médio e possui currículo bilíngue, biblioteca, complexo esportivo e laboratório de tecnologia. O período integral está disponível para o ensino fundamental.

Colégio Alfa Cem

O Colégio Alfa Cem oferece aulas que vão do ensino infantil ao médio e um currículo bilíngue com a chancela da Universidade de Cambridge, do Reino Unido. Isso faz os alunos saírem do colégio com aprovação no exame de proficiência em língua inglesa.

Há unidades do Alfa Cem em Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Tijuca. Elas têm laboratórios, quadras poliesportivas, playground, campos de futebol, salas de informática, área verde e, em algumas, até horta, para os alunos terem contato direto com a terra.

Escola Eleva

A Escola Eleva também tem aulas que vão do ensino infantil ao médio com um currículo bilíngue. As unidades dela ficam na Barra da Tijuca, no Botafogo e na Urca, além de Brasília e Recife. Ela incentiva o estudo independente e a colaboração com os colegas para um aprendizado coletivo.

Sendo uma das melhores escolas particulares do Rio de Janeiro, a Eleva usa a tecnologia para inserir o aluno nos dias de hoje, com aulas de pensamento computacional, design de produto e aprendizado digital. Além disso, nas aulas de educação física, o aluno aprende a competir em equipe e lidar com frustrações e vitórias.

Como saber se o filho se adaptou à nova escola?

Uma vez que o aluno passe a frequentar a nova escola, é importante acompanhar o comportamento dele no dia a dia. Por isso, mantenha um canal aberto para conversar com ele e verificar se está tudo bem com as aulas, os novos colegas de sala, os professores e as disciplinas.

Caso você note que seu filho não quer conversar sobre o assunto, procure informações com os colegas de sala ou entre em contato com o departamento pedagógico da escola. Isso pode ajudar você a entender o que está acontecendo e ter mais informações para auxiliar seu filho nessa fase de adaptação.

O ZAP Imóveis ajuda você a encontrar os melhores imóveis no Rio de Janeiro!

Encontrar a instituição de ensino que mais se adapta ao ritmo de vida da sua família entre as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro não é uma tarefa tão difícil. Como falamos, é importante fazer uma visita para conhecer como o colégio funciona e sentir como é o ambiente.

Já para a busca pela casa ou pelo apartamento ideal, o ZAP Imóveis oferece um sistema bem preciso, que permite filtrar imóveis com garagem, portaria, academia, salão de festas, piscina, elevador; novos, disponíveis na planta ou em construção, em um condomínio, entre outros. Acesse e veja como funciona!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas