Zap Móveis

Venha conhecer algumas das faculdades do Rio de Janeiro

faculdades do rio de janeiro
Spread the love

Para muitas pessoas, a carreira profissional se inicia na escolha da instituição de ensino superior e, para quem mora na capital fluminense, opções não faltam. Assim, para começar com o pé direito e ter acesso a um ensino de qualidade, conheça algumas das melhores faculdades do Rio de Janeiro.

Essas instituições se destacam pelo corpo docente altamente qualificado, pela infraestrutura como laboratórios bem equipados e pelo incentivo à pesquisa acadêmica. Para quem procura uma boa formação universitária, o primeiro passo é selecionar a instituição de ensino. Confira!

Como ingressar no ensino superior?

mulher em uma sala de aula das faculdades do rio de janeiro

Há duas formas principais de ingressar no ensino superior e entrar nas faculdades do Rio de Janeiro: o vestibular de cada instituição e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Embora as provas sejam semelhantes, elas diferem nas formas de aplicação e nos prazos de inscrição.

O ENEM é uma prova única aplicada em todo o país, que abre as inscrições entre quatro e cinco meses antes da aplicação do exame. Já os vestibulares são mais flexíveis, organizados pelas próprias faculdades, e podem ser aplicados mais de uma vez ao ano.

Outro detalhe que estudantes devem considerar, especialmente quando vêm de outras cidades ou estados, é encontrar uma moradia estudantil. A alternativa mais comum são as repúblicas, que são autogeridas e reúnem alunos de vários cursos. É uma oportunidade de fazer amizades e dividir as despesas.

1 – Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das mais tradicionais do Brasil no ensino de administração pública e de empresas, economia, direito e contabilidade. Além do Rio de Janeiro, há unidades da FGV em São Paulo e Brasília. Ela também oferece cursos em nível de pós-graduação, como MBA, mestrado e doutorado.

O ingresso na FGV pode ser feito via vestibular, ENEM e transferência de outras instituições de ensino dentro e fora do Brasil. No Rio de Janeiro, a unidade fica na Praia de Botafogo, com fácil acesso às demais regiões da capital, como Centro, Flamengo e Copacabana.

2 – Universidade Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense (UFF) tem nove campi espalhados pelo estado do Rio de Janeiro e uma unidade em Oriximiná, no Pará. Há vários cursos oferecidos pela instituição, como administração, biomedicina, direito, engenharias, medicina, jornalismo, psicologia, química, física, entre outros.

Ela é uma das faculdades do Rio de Janeiro cujo ingresso acontece somente via SISU (Sistema de Seleção Unificada), que usa o desempenho no ENEM para fazer a seleção dos alunos. Também há a transferência de outras instituições de ensino superior.

3 – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a primeira criada pelo governo federal, em 1920 – mas a Escola Politécnica, de Engenharia, já funcionava desde 1792. Hoje, ela tem mais de 170 cursos de graduação, além de mestrado e doutorado. 

O campus principal fica na Ilha do Fundão, com acesso pelas Linhas Vermelha e Amarela, mas há outros três campi em Macaé, Duque de Caxias e Praia Vermelha. A UFRJ também usa o SISU como forma de ingresso nos cursos de graduação.

4 – Universidade Estácio de Sá

A Universidade Estácio de Sá, localizada na Barra da Tijuca, começou em 1970, com um edifício em que funcionava a Faculdade de Direito. Décadas depois, ela se tornou uma das instituições de ensino superior que mais se expandiram no Brasil. Hoje, há mais de 1500 unidades e polos avançados pelo país, em praticamente todos os estados.

A Estácio é uma das faculdades do Rio de Janeiro com mais formas de ingresso para a graduação: vestibular tradicional, ENEM, segunda graduação e transferência de outras instituições de ensino superior. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e educação à distância (EaD).

5 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no bairro São Francisco Xavier, é uma das maiores do estado, com 19 campi e unidades externas, mais de 38 mil alunos, 3 mil professores e 80 cursos de graduação. Ela oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para entrar na UERJ, é necessário prestar o vestibular. Para estudantes de outras instituições de ensino superior, há a possibilidade de transferência. Para isso, a universidade analisa o currículo acadêmico do aluno ingressante e faz a adaptação das disciplinas e das cargas horárias.

6 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) faz parte do conjunto das PUCs que existem nos demais estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul. Essas instituições estão ligadas à Igreja Católica e só podem funcionar por meio de uma autorização do Vaticano.

No caso da PUC-RJ, que fica na Gávea, há quase 30 cursos de graduação. Para entrar nessa faculdade, é possível utilizar o ENEM ou o vestibular. A instituição também admite alunos de outras instituições de ensino superior, tanto do Brasil quanto de outros países, mediante análise de currículo.

Encontre imóveis para morar no Rio de Janeiro, com a ajuda do ZAP Imóveis!

Conhecer algumas das faculdades do Rio de Janeiro é fundamental para sua carreira profissional. Porém, é necessário se preparar para o vestibular ou o ENEM para ter um bom desempenho nas provas. Também verifique onde ficam as repúblicas mais próximas da instituição onde vai estudar.

O ZAP Imóveis pode ajudar nisso, com os filtros de busca que indicam os imóveis mais próximos da universidade: casa, apartamento, aluguel, entre outros quesitos. Acesse e encontre o imóvel ideal para suas necessidades!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas