Zap Móveis

Mudança de casa: 7 erros que você deve evitar

Spread the love

Fazer uma mudança de casa ou apartamento, além de mexer com as nossas emoções, exige muito de nossa paciência e organização, não é mesmo? Por isso que algumas pessoas postergam tanto mudar de endereço. Mas tem hora que não temos mais para onde fugir, a mudança se faz necessária e é preciso encarar. 

A boa notícia é que esse processo deve e pode ser menos doloroso, seguindo algumas dicas básicas. Vamos mostrar que, sim, é possível ter uma mudança tranquila, organizada e sem problemas.

Por isso, se você tem uma mudança próxima ou quer se preparar para o futuro, veja algumas das nossas recomendações abaixo e ótima leitura!

Não cometa esses erros na hora da mudança

1. Falta de organização

Muitas pessoas não se organizam antes de começarem o processo de mudança e isso é a principal causa de transtornos, já que tarefas surgem durante o processo e, sem organização, viram uma bola de neve.

Por isso, antes de tudo,  anote o que terá que fazer em uma planilha por ordem de prioridade e importância. Desta maneira, ficará mais fácil não esquecer nada do que terá que fazer pela frente. 

2. Não fazer um inventário do que tem em casa

Para não perder o controle de todos os itens da sua casa, é essencial fazer um inventário. 

Isso facilitará muito na hora de verificar se sua mudança chegou corretamente na nova moradia. 

Você pode fazer isso por meio de planilhas no Excel ou até por aplicativos que podem te ajudar nessa missão.

E, por fim, aproveite o momento para praticar o desapego e avalie o que deve ser doado para instituições e o que deve ser jogado fora.

Sites como o da OLX, por exemplo, são uma alternativa para praticar o desapego. Além de evitar levar coisas desnecessárias para sua nova moradia, ainda pode ganhar uma renda extra que pode auxiliar nos gastos com a mudança.

 3. Não medir os móveis e os novos cômodos

Essa dica deve ser colocada em prática antes do dia oficial da mudança para que não haja surpresas e inconvenientes! 

Mesmo que os dois imóveis – o atual e o para qual você está se mudando – tenham metragem similar, é bem provável que tenham distribuição de cômodos de forma diferente. 

Por isso é essencial medir previamente seus móveis e os ambientes do novo lar. Valide o que será possível aproveitar e o que terá que ser remanejado, doado ou vendido. 

4. Deixar para fazer tudo em cima da hora

Esse tópico tem muito a ver com a organização que comentamos acima. Não deixe para fazer tudo em cima da hora. Se programe, planeje e anote tudo o que tem pra fazer com antecedência.

Monte uma agenda e/ou cronograma considerando datas disponíveis com transportadoras, regras do novo condomínio e o também o calendário de feriados, já que, muitas vezes, processos de mudança geram barulhos que não são permitidos em determinadas ocasiões.

Fazendo esses procedimentos com antecedência, até o seu bolso vai agradecer.

5. Desconhecer as regras de mudança do condomínio

Confira as regras da mudança antes de agendar qualquer data, principalmente se for se mudar para um apartamento. 

Valide os dias e horários permitidos e se é preciso agendar com antecedência para que o elevador de serviço esteja disponível.

Você pode conseguir essas informações com o síndico ou demais funcionários do condomínio.

Vale a pena prestar atenção a esse aspecto para evitar possíveis transtornos com os futuros vizinhos. Você não quer começar o relacionamento com eles da pior forma, não é?

6. Pecar nas embalagens e no transporte da mudança

Parece bobeira, mas investir em boas embalagens é importante para preservar suas coisas e móveis que ficarão muito expostos no momento da mudança. 

Anote aí! Você precisará de caixas de papelão, sacolas plásticas, plástico bolha, jornal e fitas. Etiquetas adesivas também podem ajudar a identificar caixas com objetos frágeis.

Talvez isso esteja incluído em um pacote de mudança adquirido por meio de uma transportadora. Porém, é importante se precaver e guardar seus itens mais delicados e preciosos da melhor forma.

7. Querer fazer tudo sozinho(a)

A nossa última dica é muito simples, mas nem todo mundo sabe como colocar em prática: peça ajuda! Para a família, amigos, vizinhos ou quem estiver disponível. 

A opinião de pessoas que já passaram por isso ou que já vivem na região em que você pretende se mudar pode ser de grande ajuda nesse momento.

Considere, inclusive, contratar empresas especializadas em mudanças, elas serão capazes de administrar muito bem todas as etapas e imprevistos que possam surgir – sempre de acordo com um contrato pré-estabelecido. 

Pode ser uma boa alternativa, inclusive, para garantir que a sua mudança chegue da melhor forma possível ao destino. Coloque na ponta do lápis se vale a pena o investimento!

E o ZAP também pode te ajudar nesse momento, sabia?

ZAP Imóveis: encontre a residência dos seus sonhos! 

Agora que você já saber o que evitar na hora da mudança, conte com a ajuda do ZAP Imóveis para escolher a residência ideal para sua necessidade, em poucos cliques. 

Em nosso site, você confere alternativas de apartamentos, casas, kitnets, flats e muitos outros tipos de residências disponíveis para alugar e comprar.

Além disso, você pode usar os filtros de localização, valor e quantidade de cômodos para encontrar seu próximo lar sem complicações. Conheça o ZAP Imóveis agora mesmo! 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas