Como amortizar financiamento imobiliário?

A compra de um imóvel financiado envolve diversos detalhes que merecem atenção. Um dos principais pontos na hora de se planejar, é saber como amortizar financiamento. Esse recurso pode ser uma excelente forma de otimizar seu planejamento financeiro e antecipar as parcelas do financiamento.
A amortização do financiamento imobiliário é um conceito simples, mas que pode gerar algumas dúvidas. Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre como amortizar o financiamento imobiliário e antecipar suas parcelas. Vamos lá?
O que é amortização de financiamento?
A amortização nada mais é que o abatimento de uma dívida. No caso da amortização de financiamento imobiliário, trata-se do pagamento das parcelas do empréstimo tomado para a compra de um imóvel.
Quando falamos em amortização de financiamento imobiliário, logo pensamos na antecipação dessa amortização. Ou seja: a antecipação das parcelas do financiamento.
No financiamento de amortização gradual, esse abatimento da dívida acontece mensalmente com o pagamento das parcelas do financiamento. A cada mês, a dívida com a instituição financeira diminui por meio dos pagamentos das parcelas, até que o empréstimo seja gerado.
A antecipação das parcelas do financiamento imobiliário permite que a amortização seja acelerada, ou seja, que o financiamento seja quitado mais rápido.
Existem diferentes tipos de amortização de financiamento imobiliário, que podem variar de acordo com o tipo de contrato com a instituição financeira.
Veja a seguir quais os tipos de amortização de financiamento imobiliário mais comuns:
- Sistema de Amortização Constante (SAC): nesse tipo de amortização, o valor de abatimento da dívida é o mesmo todos os meses. Com isso,o valor dos juros cobrado no financiamento diminui a cada mês, junto com o saldo devedor.
Na amortização constante, os pagamentos mensais feitos por quem financiou o imóvel diminuem ao longo do tempo. Ou seja, o valor da primeira parcela do financiamento será maior que a segunda e assim por diante.
Tabela price: neste caso, as parcelas mensais têm sempre o mesmo valor, embora sejam constituídas de forma diferente. No início do financiamento, a parcela é composta principalmente por juros. Com o passar do tempo, a proporção se inverte e a parcela passa a ser composta mais pelo valor da amortização que de juros.
Na prática, o valor pago mensalmente pelo financiamento é o mesmo.
Como antecipar e amortizar parcelas do financiamento imobiliário?
Entre em contato com o banco: para antecipar a amortização de financiamento imobiliário, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira para negociar as condições de antecipação das parcelas.
Preencha o formulário de antecipação das parcelas: o processo pode variar de acordo com a instituição, mas, em geral, é necessário preencher um formulário solicitando a antecipação das parcelas, além de apresentar documentos como comprovantes de renda que garantam as condições de pagamento.
Calcule o valor da antecipação das parcelas: com o formulário aprovado, o banco deve calcular a antecipação das parcelas do financiamento e informar o valor a ser pago pelo cliente.
Efetue o pagamento: após o pagamento dentro da data, está concluída a antecipação da amortização do financiamento.
Vantagens de saber como amortizar financiamento imobiliário
A amortização do financiamento imobiliário é um processo que permite ao cliente pagar uma ou mais parcelas do financiamento antes do vencimento, oferecendo algumas vantagens. Veja quais são:
- Redução do saldo devedor: Ao antecipar parcelas, o saldo devedor do financiamento é reduzido, bem como seus juros, resultando em economia no longo prazo;
- Diminuição do tempo de financiamento: A antecipação de parcelas resulta também na redução do prazo de financiamento, ou seja, o cliente passa a pagar menos parcelas ao longo do tempo;
- Liberação de recursos: com a antecipação das parcelas do financiamento, o cliente libera os recursos que seriam alocados naquele período para o pagamento das parcelas, abrindo a possibilidade de outros investimentos.
Essas são algumas vantagens de amortizar o financiamento imobiliário. Embora sejam bastante atrativas, é importante lembrar que a amortização do financiamento só deve ser feita com planejamento financeiro bem estruturado, para evitar dívidas.
Se você tem um financiamento ativo e está pensando em reduzir o tempo dele, antes de mais nada, avalie a sua situação financeira e entenda se o valor gasto na amortização não fará falta em outra frente.
Com bom planejamento financeiro, você pode ir em frente com a amortização e facilitar o pagamento do empréstimo.
ZAP Imóveis tem o imóvel perfeito para você!
Agora que você viu como amortizar o financiamento imobiliário e quais suas vantagens, aproveite para dar uma passadinha ZAP Imóveis e encontrar seu próximo imóvel.
No site, temos diversas opções de imóveis para compra, que podem ser financiados ou comprados à vista, para realizar seu sonho.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os comentários