Zap Móveis

Você sabe o que é um contrato com moratória?

Imagem de contrato com moratória
Spread the love

Conquistar o sonho da casa ou do apartamento próprio é uma vontade de muitas pessoas, mas, mesmo os mais planejados, podem sofrer imprevistos. Nessas situações, optar por um contrato com moratória é uma maneira de reorganizar a vida financeira, sem abrir mão do imóvel recém-adquirido, especialmente quando financiado.

Aqui no blog ZAP Imóveis, você confere dicas para todas as etapas da sua negociação de compra e venda. Neste conteúdo, vamos falar a respeito do contrato com moratória: o que significa, casos em que se aplica e como planejar o financiamento de um imóvel.

O que é moratória

Quando uma pessoa faz a compra de uma casa ou apartamento, ela deve pagar as parcelas acordadas e as taxas de financiamento. Porém, ninguém está livre de passar por emergências, sejam elas diretas ou indiretas.

Uma pessoa que possui um financiamento imobiliário e, por algum motivo, deixou de ter renda para pagar as parcelas, pode solicitar a cláusula do contrato. Em outras palavras, ele permite o adiamento das parcelas de um financiamento de imóvel em caso de necessidade.

Embora a opção ajude a reorganizar as finanças, é preciso destacar que existe a aplicação de multa moratória no retorno das parcelas. Se você está se planejando para comprar ou vender um imóvel, conheça as condições que permitem acionar o contrato com moratória.

Condições para obter um contrato de moratória

Agora que você já sabe o que é contrato com moratória, vamos adentrar nas condições que possibilitam acionar essa cláusula quando necessário. Vale lembrar que a pausa do pagamento das parcelas do financiamento é temporária, e isso pode alterar o valor das parcelas finais do imóvel conforme o tipo de financiamento.

Esse tipo de contrato é comum em financiamento de imóveis, já que o nível de comprometimento financeiro é maior. Conforme a regra de moratória da Caixa, desde 2015, a pessoa física que deseja ativar o contrato com moratória não pode ter renegociado o valor nos últimos 2 anos.

Após a solicitação, a instituição pode suspender o pagamento por até 12 meses, respeitando o teto de 80% do valor da dívida em relação ao total do imóvel.

Calamidades públicas

A pandemia de COVID-19 obrigou diversas pessoas físicas e jurídicas a buscarem renegociação de dívidas, e isso inclui o financiamento de imóveis. Após a abertura do pedido desse tipo de contrato, existe uma análise para verificar se a pessoa se enquadra nos critérios, incluindo situações de calamidade, como a própria pandemia.

Crise financeira

Nos últimos anos, o mundo vive uma intensa crise financeira que reflete na realidade das pessoas de diferentes maneiras. Entre 2020 e 2022, muitos brasileiros perderam seus empregos ou viram seus negócios falir do dia para a noite, e esses casos estão aptos para moratória de crédito para habitação.

Imagem de contrato com moratória

Crédito Habitacional da Caixa Econômica Federal

Diversas medidas tiveram que ser tomadas no cenário da pandemia, e uma delas foi a ampliação dos critérios para moratória da Caixa. Muitos brasileiros utilizam o programa de financiamento imobiliário desse banco para negociar suas dívidas.

Entendendo o cenário econômico durante a pandemia, a Caixa Econômica Federal permitiu que o contrato com moratória fosse ampliado para até 90 dias. Isso corresponde a cerca de quatro prestações de um financiamento, e a solicitação pode ser feita pelos canais de atendimento da instituição, como telefone ou app.

Multa moratória

Todo financiamento possui condições de quitação previamente acordadas, portanto, o atraso das parcelas acaba gerando uma multa moratória. Ela é cobrada de forma automática, dentro de um valor fixo, calculado conforme o tempo de atraso, o preço inicial da parcela e a taxa de juros do financiamento.

Neste ponto, vale mencionar que o contrato com moratória não é uma ausência da cobrança do financiamento, mas um adiamento. Dessa forma, o recurso permite que a pessoa consiga se reajustar financeiramente, retomando o pagamento das parcelas no prazo estipulado.

Vale a pena optar por esse contrato?

Quem realiza o financiamento de um imóvel deve fazer um planejamento antecipado, incluindo possíveis momentos de menor rendimento financeiro. Uma das vantagens de financiá-lo é conseguir pagar valores menores, pré-acordados e baseados em prazos específicos.

Porém, com um cenário de instabilidade econômica mundial, é vantajoso poder renegociar as parcelas no contrato com moratória. O importante é ter em mente que, assim como um cheque especial, o valor é cobrado e sujeito a adição de taxas de juros e multas.

Para quem possui um bom controle financeiro e precisa de um respiro no orçamento, o contrato com moratória pode ser benéfico. Ao realizar um financiamento, saiba que possuir uma reserva financeira de emergência é algo que pode fazer a diferença, especialmente se a pausa das parcelas for curta.

Faça seu negócio imobiliário render mais com o ZAP Imóveis

Quer fazer compra e venda de imóveis de uma forma mais simples e com total suporte nas etapas mais burocráticas? O ZAP Imóveis ajuda você a encontrar vendedores e compradores de todo o Brasil, de forma segura, prática e eficiente. Aproveite as dicas em nosso blog e confira as vantagens de anunciar em nosso site!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas