Zap Móveis

Financiamento com nome sujo é possível? O ZAP Imóveis conta!

Negativado: é preciso limpar o nome para fazer um financiamento imobiliário
Spread the love

Comprar um imóvel é o sonho de muita gente, mas envolve o gasto de uma boa quantia de dinheiro. Por isso, grande parcela da população apela para o financiamento para adquirir a casa própria. No entanto, uma dúvida sempre surge: é possível fazer financiamento com nome sujo?

Infelizmente, podemos ser surpreendidos por gastos inesperados ou uma perda da renda repentina, o que gera dívidas e, consequentemente, a negativação do nome em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa.

Se você está passando por este momento complicado da sua vida financeira e pretende adquirir um imóvel em breve, abaixo, entenda melhor se é possível financiar imóvel com nome sujo e veja as melhores dicas para resolver a situação. Confira!

Quem possui dívidas não consegue fazer financiamento imobiliário

Como funciona o financiamento imobiliário?

Em primeiro lugar, antes de discutir se dá para fazer um financiamento com nome sujo, vamos relembrar como funciona o financiamento de um imóvel. De forma resumida, financiar um imóvel significa arcar com uma entrada, equivalente a 20% ou 30% do valor total, e pagar o restante de forma parcelada.

Atualmente, os bancos oferecem financiamentos que podem durar até 35 anos. Tudo depende de condições do financiamento contratado, valor do imóvel, renda do comprador, entre outros pontos.

De modo geral, o processo para contratação de financiamento de imóvel conta com cinco etapas: a primeira é a simulação, disponível em sites de instituições financeiras.

Em seguida, vem a análise de crédito, fase em que o financiamento com nome sujo costuma ser contestado – mas vamos falar melhor sobre isso mais à frente. As outras três etapas são a avaliação da propriedade, o fechamento do contrato e, por fim, o registro do contrato em cartório.

É possível financiar imóvel com nome sujo?

Agora, vamos responder à pergunta principal: afinal, é possível fazer financiamento com nome sujo? Infelizmente, a resposta é: não. No momento em que você dá início à compra de um imóvel e faz contato com o banco para um financiamento, não é apenas sua renda que é analisada.

Uma das etapas de análise de crédito realizada pelo banco é, justamente, o estudo da sua pontuação junto ao Serasa. Ali, consta qualquer dívida ou pendência financeira que você tenha no momento – quanto maior for o número delas, menor é a nota dada a você pelo sistema.

Por isso, não há possibilidade de financiamento para negativado. Os bancos não aceitam conceder crédito para quem possui dívidas, pois entendem que existe um risco maior de não receber o valor devido mês a mês.

“Pela resolução, serão analisadas a suficiência das garantias e a capacidade de pagamento da pessoa que está pretendendo o crédito. Há também a lei do superendividamento, que deixou de fora essa questão do financiamento imobiliário”, conta Cintia Senna, educadora financeira da DSOP.

Como comprar imóvel com nome sujo?

Estar com o nome sujo pode impedir muitas coisas, como fazer financiamento de imóveis, por exemplo. No entanto, não há por que você desistir tão rapidamente do sonho de comprar a casa própria.

Segundo Cintia, quem está negativado pode comprar um imóvel à vista ou por meio de permuta, oferecendo outra residência em troca. Ainda é possível aderir a um consórcio e pagar as prestações.

Porém, no momento em que a pessoa for contemplada, ocorre uma análise de crédito para liberação da carta do consórcio. Se o pretendente não tiver limpado o nome até lá, não será possível adquirir o imóvel.

“Só será liberado se a pessoa tiver capacidade de arcar com as prestações. Caso não seja aprovada, ela não perderá o dinheiro. Ele vai ficar rendendo até o final do plano, quando a pessoa receberá o valor atualizado, ou quando conseguir sanar a inadimplência do nome negativado”, explica Cintia.

Negocie para não ter seu nome negativado

Como fazer financiamento com nome sujo não é possível, se você não tem condições de comprar o imóvel desejado à vista, o jeito é tentar resolver essa situação antes de, finalmente, dar entrada em um financiamento.

Para limpar o nome, a educadora financeira orienta que a pessoa reúna todas essas informações: valor da dívida, possibilidade de negociação, quanto ela pode pagar à vista ou parcelado e se terá condições de assumir a prestação do financiamento junto ao acordo para regularização do nome sujo.

É sempre bom lembrar: “não adianta resolver apenas uma inadimplência e deixar a outra em aberto. É bom olhar todo o cenário, todas as dívidas, para realizar algo factível, que vai contribuir para a saída dessa negativação”, destaca Cintia.

Outra recomendação é já guardar um valor para o futuro financiamento que se pretende realizar. “O ideal é agir como se já estivesse financiando. Assim, quando a situação for resolvida, a pessoa já terá condições de pagar com tranquilidade. Se ela se organizar e negociar a dívida o máximo possível, é possível descontar multas e juros”, orienta a especialista.

Compre com o ZAP Imóveis

O financiamento com nome sujo não é possível, é verdade, mas você pode contar com o ZAP Imóveis para a compra do seu novo imóvel! Seja à vista, seja por financiamento, nosso site ajuda você a encontrar o lar perfeito de forma rápida e sem complicação. Conheça!

No ZAP Tem seu imóvel dos sonhos

Compre ou alugue

Procure agora seu imóvel
Compre ou alugue

Escolha seu bairro preferido

E ache seu lar Achar meu imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas