Zap Móveis

Morar sozinho: a principal motivação da Geração Z na busca por imóvel, aponta estudo do DataZAP+

Spread the love

“Meu sonho é morar sozinho”. Frase conhecida pela geração Z, formada por pessoas que nasceram entre a segunda metade dos anos 90 até o início de 2010 e conhecida como a “geração digital”. Afinal, cresceu durante a maior expansão tecnológica da história, com a popularização da internet e a criação dos smartphones.

Essa geração, apesar de nova, já faz escolhas importantes, como comprar ou alugar uma residência. E para uma parcela relevante – 38% de quem busca imóvel para compra e 39% de quem procura alugar – morar sozinho é a maior motivação, de acordo com a pesquisa “Preferências da geração Z na hora de comprar e alugar um imóvel”, realizada pelo DataZAP+, braço de inteligência do ZAP+. 

A geração Z se caracteriza pela rapidez com que consome as informações e pela busca de propósito em sua vida pessoal e profissional, comportamentos que certamente influenciam em suas escolhas de moradia. Neste estudo conseguimos identificar um pouco desse perfil e suas características na hora de comprar ou locar um imóvel”, comenta Larissa Gonçalves, economista do DataZAP+.

Busca por independência motiva geração Z 

Entre os compradores, será a 1ª compra para 87% da amostra, enquanto que no perfil locatários, quase 60% indicam que será a primeira locação que farão.

Além de morar sozinho, outra motivação que se destaca entre a GenZ para buscar um imóvel para compra é  morar com parceiro (a).

Entre o público comprador dessa geração que já mora junto com parceiro (a) ou têm união estável, deixar de pagar aluguel é um motivo importante (50%). 

Entre os locatários da geração Z, a proximidade com o trabalho e independência são razões citadas por cerca de 4 em cada 10 entrevistados que estão buscando imóvel para alugar.

Já a possibilidade de morar sozinho (a) é a mais indicada pelo público da classe D/E (56%), enquanto a necessidade de mudar de estado ou cidade tende a ser mais indicada pelo público que está na classe A (34%).

“Os indivíduos desse grupo estão na fase de se tornarem independentes de suas famílias, e buscam autonomia. Podemos observar que muitos irão morar pela primeira vez sozinhos, ou com um parceiro. Também existe uma preocupação em morar próximo ao trabalho”, analisa Larissa.

As características do imóvel ideal

Tanto compradores quanto locatários, buscam sobretudo um apartamento padrão. No entanto, entre os compradores, 35% indicam casa de rua (fora de condomínio) na segunda opção.

Para os locatários, cerca de 1 em cada 10 indicam studio ou kitnet. Imóveis com faixa de tamanho entre 46m² e 60m² (58%) são mais demandados pelo público locatário  da geração Z. 

Já entre os compradores, além da faixa de 46m² a 60m² (44%), também é bastante demandada a opção de 61 e 90m² (47%).

Para os compradores da geração Z, imóvel com 2 dormitórios, com suíte e uma vaga de garagem se destacam frente aos demais.

Considerando o valor para a compra do imóvel ideal, faixas abaixo de R$ 250.000 são as mais mencionadas, com mediana de compra de R$ 195.211,86.

Entre os locatários, a configuração de imóvel com 2 dormitórios tende a ser mencionada pela maioria, ainda que 54% também indiquem imóveis com 1 dormitório.

“Considerando a localização do imóvel buscado, os entrevistados buscam sobretudo, segurança e oferta de transporte (ônibus e lotação) e proximidade com comércios. Entre os locatários, é maior a preferência por estar próximo do trabalho, na comparação com os compradores. Faixa de preço acessível, bom estado de conservação e número de dormitórios são características dos imóveis que influenciam a escolha tanto de quem quer alugar quanto de quem quer comprar”, comenta.

Entre os locatários observa-se a importância de ter móveis planejados no imóvel, que é indicada por 53% desse público.

Quando avaliados os itens de lazer desejados, churrasqueira, academia e piscina externa são os mais importantes para ambos públicos, porém em níveis de importância diferentes.

Lavanderia compartilhada é mais indicada pelos locatários, enquanto bicicletário e playground são mencionados em maior escala pelos compradores.

Perfil

A partir de entrevistas com os jovens que navegaram nos portais de anúncios imobiliários ZAP e Viva Real, que fazem parte do ZAP+, foi possível identificar que a maioria dos entrevistados é:

  • do gênero feminino (73% comprador/ 75% locatário)
  • solteiro (70% comprador/ 75% locatário)
  • das classes B (41% comprador/ 42% locatário) e C (44% comprador/ 45% locatário)
  • e destacam-se por não terem filhos (83% comprador/ 90% locatário).

A maioria dos compradores declara ter animal de estimação (63%), enquanto entre os locatários, a maior parte informa não ter (55%).

O estudo foi realizado ao longo de todo o ano de 2022 e contou com 830 entrevistas, com pessoas que se declararam maiores de 18 anos e nascidas até 1996. 

Dicas para quem está na busca pelo primeiro imóvel

Realize uma busca minuciosa

As plataformas de anúncios imobiliários possuem filtros específicos que podem apoiá-lo em todo o processo de busca, selecionando imóveis por características que são importantes para você, desde tamanho até se pets são aceitos. Seja o mais criterioso possível para evitar ciladas.

Visite o apartamento desejado e analise a situação real do imóvel

Busque conhecer os imóveis que mais te interessam presencialmente. Mesmo que o anúncio traga boas fotos, o presencial lhe permitirá checar os detalhes da situação real do imóvel.

Escolha um lar que esteja dentro do seu orçamento

Além dos gastos básicos relacionados ao imóvel, como condomínio e IPTU, também é importante ter visão geral do orçamento doméstico para não se comprometer com valores maiores do que consegue pagar. O mesmo vale para as parcelas de financiamento imobiliário no caso de compra.

Procure uma localização estratégica

Morar próximo ao trabalho e/ou grandes centros comerciais evita grandes deslocamentos, diminuindo os gastos com transporte, além de trazer mais qualidade de vida.

Preste atenção na documentação e detalhes do contrato antes do fechamento

Seja cuidadoso e detalhista com as cláusulas contratuais, tanto de locação quanto de venda, ainda mais se tratando da primeira experiência. Para sentir mais segurança, peça para uma pessoa de confiança, mais experiente, acompanhar você na leitura e fechamento do negócio.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas