O que é o INCC: conheça essa taxa, que muda o valor dos imóveis

Imagem de duas pessoas usando uma calculadora

Se você está pensando em comprar um imóvél, provavelmente está avaliando vários fatores que podem influenciar o valor da residência. A fim de ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este conteúdo com o objetivo de explicar o que é o INCC e como ele pode alterar o valor de um apartamento na planta, por exemplo. 

Além de contar mais sobre esse índice, mostraremos alguns tipos, algumas tabelas e como você pode calcular esse valor para fazer uma avaliação do valor do imóvel que pretende comprar. Logo a seguir, você confere tudo que precisa entender sobre o índice geral de preços de imóveis em construção. 

O que é INCC

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é uma taxa que determina a variação dos custos de construção de uma residência no país. Os valores do índice são estabelecidos pelo IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) que pertence à Fundação Getulio Vargas. 

A primeira medição oficial foi realizada na década de 1940. Na época, a medicação era chamada ICC (Índice de Custo de Construção) e foi feita somente usando a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, devido à descentralização da economia, a aferição passou a ser feita em outras regiões do país. 

Basicamente, o INCC verifica, mensalmente, os custos relacionados à construção civil no Brasil. Assim, o IBRE faz o cálculo com base nos três principais custos desse setor: mão de obra, equipamentos e serviços. 

Para a construção dos dados, o instituto leva em consideração as informações de sete capitais brasileiras. Dessa forma, as empresas de construção civil dessas cidades enviam os gastos à FGV, que realiza o cálculo e determina um valor final da taxa do INCC

Como o INCC pode afetar a compra de um imóvel 

Agora que você já sabe o que é o INCC, chegou a hora de saber como ele pode influenciar sua compra. Se você está buscando um apartamento na planta, saiba que, ao adquirir o imóvel, você também estará financiando o valor da obra. Por isso, ao comprar um imóvel, é importante verificar o INCC com o propósito de que você não compre um imóvel o qual esteja perdendo valor de mercado. 

Para ficar mais fácil de entender, daremos um exemplo: imagine que você esteja planejando construir nesse momento. Antes de a obra começar, você fará o orçamento dos itens necessários, não é mesmo? 

Entretanto, os valores dos produtos podem ser alterados durante a construção. Por isso, o INCC garante que você não fique no prejuízo mesmo que os valores dos insumos mudem. 

É importante saber que a taxa só poderá ser cobrada em caso de apartamentos na planta. Além disso, a cobrança do valor só pode ser feita durante o período de pré-entregas das chaves.

Entenda como funciona o financiamento de imóveis na planta 

A fim de que não restem dúvidas sobre como o INCC pode afetar a compra de uma propriedade, preparamos mais informações sobre o processo de financiamento, que é dividido em duas fases:

  • pré-entrega das chaves: nessa etapa, o pagamento é realizado para a construtora, geralmente dividido em entrada, parcelas mensais e alguns reforços. Como essas condições são flexíveis, elas podem ser feitas de acordo com a sua preferência, mas vale lembrar que é preciso que o valor respeite o preço mínimo exigido para a entrega das chaves; 
  • entrega das chaves: agora, com a entrega do documento que comprova que o empreendimento está de acordo com as regras estabelecidas pela prefeitura da sua cidade, o saldo é financiado por um banco. Se preferir, você pode quitá-lo diretamente com a empresa responsável. 
Imagem de uma pessoa usando uma calculadora

Tipos de INCC

Existem três tipos diferentes de INCC, e o que muda entre eles é apenas o período em que os dados são coletados pela Fundação Getúlio Vargas. Confira algumas variações a seguir:

  • INCC-M: nesse caso, a análise é feita entre o dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês do levantamento; 
  • INCC-DI: já esse tipo leva em consideração os valores do primeiro e do último dia do mês;
  • INCC-10: aqui, a medição acontece entre o dia 11 do mês passado até o dia 10 em que você recebe a parcela. 

Como calcular o INCC

Para calcular o INCC no saldo devedor da sua residência, é só multiplicar o valor total que você pagará no imóvel pela taxa do mês de acordo com a tabela do INCC. Logo em seguida, basta somar o resultado ao saldo devedor. 

Além disso, também existem, no mercado, diversas calculadoras do INCC que permitem o cálculo on-line. A partir de tais ferramentas, você consegue calcular o valor do índice por período. Outra vantagem é que você não precisa fazer login ou pagar alguma taxa, já que a maioria delas é gratuita. 

Conheça os benefícios de usar o ZAP Imóveis 

Agora que você já sabe o que é o INCC e como ele pode influenciar o valor final de um apartamento na planta, que tal achar o imóvel ideal para você? No ZAP Imóveis, você encontra uma grande variedade de apartamentos na planta, em construção e até prontos para morar. 

Além disso, você pode contar com os benefícios do nosso financiamento oferecido em parceria com o Santander e filtrar os imóveis pelo tamanho, valor e pela quantidade de cômodos. Por isso, não deixe de conferir as opções disponíveis em nosso site para encontrar a residência dos seus sonhos!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas