Zap Móveis

Poder de compra: entenda o que significa

Spread the love

Você provavelmente já ouviu falar sobre poder de compra, em notícias sobre a economia do país, por exemplo. Mas sabe o que significa esse conceito e como ele impacta na sua vida financeira?

Embora este seja um tema sobre o qual você talvez não esteja acostumado a refletir, no momento de tomadas de decisão importantes na vida, como a de realizar o sonho de comprar um imóvel, entender o que é poder de compra e como calculá-lo para tomar decisões financeiras é fundamental.

Seja na hora de comprar um carro novo, fazer compras no supermercado ou investir em imóveis, entender como ele funciona é essencial.

Quando se trata do mercado imobiliário, o poder de compra assume um papel ainda mais crucial.

Neste artigo vamos entender o que significa esse termo, sua relação com o mercado imobiliário e como calcular o poder compra de forma eficaz.

O que é poder de compra?

O poder de compra representa a capacidade financeira de uma pessoa ou família adquirir bens e serviços com o dinheiro disponível. Em outras palavras, é o quanto você pode gastar considerando seu orçamento atual.

Esse conceito é essencial em todas as esferas da economia, mas seu impacto é, especialmente, significativo no mercado imobiliário. 

É ele que determina o tipo de propriedade que um indivíduo ou família consegue adquirir naquele momento. Isso envolve a escolha entre uma casa, apartamento ou condomínio, bem como a localização e tamanho do imóvel.

Sinônimo da expressão “poder aquisitivo”, o poder de compra também influencia diretamente na capacidade de negociar em uma transação imobiliária.

Portanto, compreendê-lo é o primeiro passo para fazer um investimento imobiliário bem-sucedido.

O poder de compra do brasileiro

Muito se fala sobre o poder de compra do brasileiro e como ele muda com o passar dos anos.

Isso acontece por questões macroeconômicas como a inflação, os níveis de emprego e desemprego, as taxas de juros e de câmbio, influenciam no poder de compra de qualquer povo, inclusive o brasileiro.

Em comparação a outros países, ele pode ser calculado a partir do quanto do Real é necessário para comprar um mesmo produto ou serviço na moeda de outro país.

E existe uma taxa que olha para essa relação entre as moedas dos países, é a chamada Paridade do Poder de Compra (PCC).

Como calcular o poder de compra?

O poder de compra é influenciado por uma série de fatores, que vão desde a macroeconomia até os hábitos de consumo de cada pessoa.

O principal para calcular o seu poder de compra, é ter clareza dos valores de entradas e saídas da renda familiar. Ou seja, quanto você ganha e quanto gasta regularmente.

Para calcular quanto se gasta, é importante considerar gastos fixos e essenciais como alimentação, aluguel ou parcela de imóveis já financiados, saúde, educação, transporte e outros serviços que fazem parte do seu estilo de vida.

O valor do que se deseja comprar também é indispensável. Se você está trabalhando em um planejamento de longo prazo, é importante considerar possíveis variações de preços com base nos reajustes a que cada bem é submetido. 

Considerar taxas de juros e impostos também é fundamental na hora de calculá-lo.

Conhecer o poder de compra na hora de adquirir um imóvel, por exemplo, envolve alguns detalhes importantes que não podem ficar de fora, como o valor da entrada e das parcelas. Mas o ZAP pode ajudar!

Para comprar um imóvel, use a Calculadora de Poder de Compra do ZAP

Calcular o poder de compra de um imóvel para uma pessoa ou família pode parecer uma tarefa complexa, mas só parece.

A Calculadora de Poder de Compra do ZAP é uma ferramenta online que oferece uma maneira simples e precisa de calcular o seu poder de compra e, consequentemente, orientar suas decisões de adquirir uma casa, apartamento ou terreno.

O cálculo do poder de compra é feito com base no seu potencial de financiamento e o quanto você tem disponível para entrada

O potencial financeiro é calculado pelo valor máximo da parcela que a renda informada permite.

A parcela de um financiamento imobiliário não pode comprometer mais que 30% da renda bruta mensal. 

Em seguida, é indicado o valor mínimo para a entrada do pagamento, de acordo com o exigido pelas instituições financeiras.

Normalmente, os bancos pedem pelo menos 20% do valor total de imóvel de entrada no financiamento.

Por último, é feito um cálculo de possíveis gastos com impostos e taxas, o que corresponde a aproximadamente 5% do valor do imóvel. 

Uma informação importante é que o valor de taxas e impostos é cobrado a parte mas, normalmente, os bancos dão a opção de incluir no valor do financiamento. 

Ao final, o seu potencial de compra é a soma do valor financiado e sua entrada.

A Calculadora de Poder de Compra do ZAP faz todo o cálculo de forma automatizada a partir das informações fornecidas, indicando todos os valores envolvidos em uma compra de imóveis regular, para evitar dores de cabeça no futuro.

O poder de compra desempenha um papel fundamental no mercado imobiliário, influenciando o tipo, tamanho e localização do imóvel que você pode adquirir.

Calcular o seu poder de compra de forma adequada é essencial para tomar decisões financeiramente sólidas, alcançar seus objetivos e evitar problemas financeiros no futuro.

Portanto, dedique tempo para analisar sua situação financeira e calcular seu poder de compra com a Calculadora de Poder de Compra do ZAP antes de embarcar na jornada de compra de um imóvel.

Seu imóvel dos sonhos está te esperando no ZAP

Agora que você descobriu uma maneira simples de calcular o poder de compra, comece a procurar seu imóvel dos sonhos. Aqui, o ZAP Imóveis também te dá uma força! 

Uma vez que você realiza o cálculo com base nas suas informações financeiras pessoais, o site do ZAP já te direciona para os imóveis que cabem no seu bolso.

Com a ajuda dos nossos filtros, busque pelo imóvel que atende às suas necessidades e realize o seu sonho!

Se preferir, faça o download do app do ZAP e comece agora a sua busca para a conquista da casa própria.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas