Zap Móveis

Entenda como funciona o score de crédito na hora de alugar

score de crédito
Spread the love

Quem nunca sonhou com a chave de uma nova morada nas mãos, um cantinho para chamar de seu, com a liberdade de decorar cada canto ao seu gosto? 

Se é o seu caso, não podemos deixar de falar sobre um aliado pouco compreendido, mas tremendamente importante: o score de crédito. 

Esse indicador pode ser o seu melhor amigo ou um desafio a ser superado quando se fala em alugar um imóvel. 

Então, por que não entender mais sobre ele? Neste guia, vamos falar sobre o assunto e mostrar o que significa essa pontuação, como saber qual é a sua e ainda, como aumentá-la.

Vamos lá?

O que é score de crédito?

Score de crédito é um número que representa a saúde financeira de uma pessoa, funcionando como um termômetro para os credores avaliarem o risco de conceder crédito ou emprestar dinheiro. 

Variando geralmente entre 0 e 1000, o score é calculado com base no histórico de pagamentos, dívidas existentes, renda e outros critérios financeiros. 

Quanto mais alto o score, menor o risco percebido, tornando o indivíduo um candidato mais atraente para locadores e instituições financeiras. 

Por que essa pontuação de crédito é importante?

A pontuação de crédito é de extrema importância no contexto do aluguel de imóveis, pois atua como uma carta de confiança entre o inquilino e o locador.

Para o locador, ela é uma segurança de que o potencial inquilino tem um histórico comprovado de responsabilidade financeira e é capaz de honrar com os pagamentos mensais do aluguel. 

Um score alto sugere que o inquilino tem menor risco de inadimplência, o que faz dele uma escolha mais segura.

Por outro lado, para os inquilinos, um bom score de crédito pode facilitar o processo de aprovação para alugar um imóvel. 

Isso porque diversos proprietários utilizam essa pontuação como um dos critérios decisivos na seleção de candidatos a inquilinos. 

Além disso, um score elevado pode até negociar condições mais vantajosas, como redução no valor do depósito de segurança ou renúncia a um fiador

Como saber meu score de crédito?

Muita gente se pergunta: como saber meu score de crédito?

Para ter essa resposta, você pode acessar o site do Serasa. Você vai precisar criar uma conta, com CPF e senha. Feito isso, basta logar e entrar na área do cliente. Logo abaixo, você vai poder acessar essa informação.

como identificar score de crédito

Qual é um bom score de crédito?

Um bom score de crédito geralmente é aquele que transmite confiabilidade financeira e se encontra na parte superior da escala utilizada pelas agências de avaliação de crédito imobiliário, assim como outras. 

No Brasil, os scores de crédito variam de 0 a 1000. Eles são divididos em faixas que indicam o risco de inadimplência:

  • Score acima de 700: considerado bom ou excelente. Indivíduos com essa pontuação são vistos como baixo risco e têm mais facilidade em conseguir crédito com taxas de juros mais favoráveis e são preferidos pelos locadores de imóveis;
  • Score entre 300 e 700: classificado como regular. Pessoas nessa faixa podem conseguir crédito, porém em condições menos vantajosas. No processo de aluguel, podem ser exigidas garantias adicionais;
  • Score abaixo de 300: visto como ruim. Quem está nessa situação enfrenta dificuldades significativas para obter qualquer tipo de crédito ou alugar imóveis, sendo frequentemente obrigado a pagar taxas mais altas ou fornecer garantias extras. É comum que as pessoas com “nome sujo” tenham esse score.

Qual score é bom para financiamento?

Para financiamentos, um bom score de crédito é aquele que convence os credores de que o tomador do empréstimo é confiável e tem grande probabilidade de cumprir com suas obrigações financeiras. 

Embora os critérios possam variar entre as instituições financeiras e os tipos de financiamento, as faixas de score geralmente seguem uma lógica similar àquela usada para o aluguel de imóveis.

Ou seja, acima de 700, excelente; entre 300 e 700, regular; e abaixo de 300, ruim.

Como aumentar o score de crédito e facilitar o processo de aluguel de imóveis?

Para aumentar o score de crédito e facilitar o aluguel de imóveis, existem algumas boas dicas que podem ajudar:

  • Pagamentos em dia: certifique-se de pagar todas as suas contas e obrigações financeiras pontualmente. Atrasos e inadimplências têm um grande impacto negativo no score;
  • Histórico de crédito: mantenha um histórico de crédito sólido. Se ainda não tem, comece a construí-lo com responsabilidade, usando cartões de crédito e empréstimos moderadamente, e sempre pagando em dia;
  • Uso do crédito: Utilize menos de 30% do seu limite de crédito disponível. Lembre-se também que o uso excessivo pode sinalizar dificuldades financeiras.
  • Dados atualizados: mantenha seus dados pessoais atualizados junto aos órgãos de proteção ao crédito, pois informações desatualizadas podem prejudicar a avaliação;
  • Dívidas negociadas: negocie e quite dívidas em atraso. Dívidas negociadas e pagas são positivas para o score.

Estas ações ajudam a construir, gradualmente, um score mais alto, aumentando a atratividade junto aos locadores de imóveis.

Aluguel sem burocracias é no Zap Imóveis

Alugue com o ZAP

Você acha seu imóvel

No ZAP IMóveis
Você acha seu imóvel

Dos sonhos

Rápido e fácil Alugue agora o seu

Se você já pôs em prática os passos para turbinar seu score de crédito, está na hora de colher os frutos dessa dedicação e encontrar a moradia ideal sem complicações. 

É aqui que entra o Zap Imóveis: o parceiro que você procura para tornar essa procura uma experiência eficiente e agradável.

No Zap Imóveis, você se depara com um portfólio extenso e diversificado de opções para alugar, todos com o clique de um botão. 

O poder de filtrar pela localização desejada, valor do aluguel, tipo de imóvel, entre outras facilidades, coloca em suas mãos o controle total sobre a busca daquele espaço que mais combina com seu estilo de vida.

Alugue sem burocracias!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas